A maioria dos deputados da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu votou a favor da recomendação de criação de legislação vinculativa sobre o acesso a dados do carro até o final deste ano por parte da Comissão Europeia.
Em comunicado, a Federação Internacional do Automóvel (da qual o ACP é membro fundador) congratula-se com este apelo do Parlamento Europeu. Agora cabe à Comissão desenvolver regras vinculativas que permitam aos diferentes fornecedores de serviços competir de forma justa pelos clientes com carros conectados. Essas regras devem garantir que os consumidores possam fazer uma escolha livre do prestador de serviços, ao mesmo tempo que garantem a maior proteção e segurança dos dados.
À medida que os carros se tornam cada vez mais conectados, a necessidade de se conectar remotamente com os veículos em tempo real é cada vez mais importante. Para que essa conectividade ocorra, as regras e regulamentos vinculativos são fundamentais para garantir uma abordagem segura, favorável ao consumidor e competitiva que coloca os prestadores de serviços independentes em condições equitativas com os fabricantes de automóveis.
A decisão foi tomada como parte do projecto de relatório sobre uma estratégia europeia em matéria de sistemas de transportes inteligentes cooperativos de acesso aos dados do veículo. O relatório vai ao plenário do Parlamento para uma votação prevista nos próximos meses.